domingo, 23 de outubro de 2011

Nerdrops: Quase um Jovem Nerd

por Lígia Gomide

O blog do Jovem Nerd é o único no Brasil? Pelo fervor de seus fãs, sim e nenhum outro se compara a ele. Mas basta pesquisar um pouco em sites de busca e é possível perceber alguns como o Nerdrops, que tem o mesmo público alvo: os nerds!


NERDROPS
Um site muito parecido visualmente com o Jovem Nerd e também apresenta podcasts. Apresenta mais notícias na primeira página mas seus links costumam estar quebrados. Para acessar o podcast é preciso rolar várias páginas, pois o link que aparece na coluna esquerda não está funcionando. 

Seus podcasts apresentam a mesma temática e linha de evolução: filmes, livros, jogos e temas nerds. Não apresentam lojas para vendas de artigos no ramo, apenas mostram um link para papercraft de um drop com o logo do blog. Usam como tema principal de todo o blog notícias do mundo nerd.

Interessante dizer que não há rixa entre seus participantes e entre a equipe do Jovem Nerd, já que eram colaboradores do Nerd News, que hoje conta apenas com Stephan. Ex-membros como o Polar estão à frente do Nerdrops.





Há outros sites que envolvem conteúdo nerd, mas geralmente são usados apenas para mostrar imagens engraçadas e para dar nome a fóruns. Alguns fãs preferem dizer que a maioria são quase um blog de tumblr. Nenhum outro blog que usa o estilo Jovem Nerd é tão companheiro de seus ouvintes/leitores e tem tanto sucesso. Quase impossível de achá-los até mesmo pelo Google.

Nerdbooks: uma pequena editora

por Lígia Gomide

A Nerdbooks foi um projeto da equipe do Jovem Nerd em 2009, que seria uma pequena editora que lançaria títulos para o mercado nerd a um preço acessível e dando espaço a jovens autores. O projeto chegou a ser citado em vários Nerdcasts, em que eles chamavam os seus fãs a mandarem histórias para futuras publicações. Apareceram também em várias matérias pela mídia, até mesmo pelo PEGN (Pequenas Empresas e Grandes Negócios).

A editora teve sua estreia com o livro "A Batalha do Apocalipse", de Eduardo Spohr, e em pouco tempo faturaram 220 mil reais. Um número baixo para uma grande editora, mas muito animadora para uma editora recém criada.


Porque não foi além? A ascensão do livro de Eduardo Spohr deu a ele a oportunidade de deixar seu livro nas mãos de grandes editoras, que dariam ao autor maior publicidade e visibilidade em lojas e em todo o Brasil. A Nerdbooks perderia seu principal trunfo e, pelo que fãs dizem, não houve remessas de títulos suficientemente boas para serem lançadas. Otoni e Pazos preferiram deixar a editora fechada por tempo indeterminado e seus fãs esperam que seja apenas uma fase que logo passará.

ARG HSBC - Jovem Nerd

por Lígia Gomide

Um dos momentos mais interessantes do blog Jovem Nerd foi a utilização de um ARG (alternate reality game) junto com a HSBC. O ARG é a mistura de jogos e da realidade, envolvendo principalmente mídias do mmundo real.

Nesse ARG foi usado o nerdcast sobre Teorias da Conspiração, tendo início no episódio 72, na qual a edição é cortada e somente será mostrada caso um ouvinte decifre as pistas. O HSBC também aproveitou parte da campanha em propagandas na televisão, mostrando o rapaz percorrendo o mundo e indo rever o pai, um barbeiro que só o reconhece após fazer a barba no filho. O encerramento do ARG ocorre no episódio 78. Os resultados da ARG HSBC-Jovem Nerd extrapolou as expectativas e ultrapassou as metas. Em três semanas do jogo já haviam meio milhão de visitas e seis milhões de page views.






segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jovem Nerd: Caso midiático

Por Luana Salles

MídiaKit: é o nome dado para o pdf com as informação de como anunciar no site. A apresentação em PDF faz uma breve exposição do site, com dados estatísticos de visitas, perfil dos usuários e seus hábitos. O que possibilita ao anunciante conhecer e reconhecer o público e entender se atende às suas necessidades.

Em seus diferentes níveis de serviços, o site Jovem Nerd expõe as possibilidades de anúncio, mostrando, com dados, o produto e o alcance que a empresa está comprando. São suas formas de mídia:

NERDCAST (SPOT/PATROCÍNIO)
São duas formas de anúncio, spot ou patrocínio, no principal produto do site, o nerdcast. Hoje, conta, segundo a apresentação com:
  • Downloads na 1ª semana: 70.000 *
  • Assinantes de feed do podcast: 25.000
  • Total de downloads do Nerdcast: 20.000.000**
Obs.: *A ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) convencionou que cada download equivale a 3 ouvintes. Assim sendo, nossa audiência se aproxima de 210 mil ouvintes.
** Atualizado em Setembro de 2011.

NERDOFFICE (MERCHANDISING)
A forma de publicidade no NerdOffice é o merchandising e segundo o site, os vídeos possuem cerca de 40.000 visualizações, na primeira semana de pbulciação.

FORMATOS DE MÍDIA NO SITE



  
 
CONTEÚDO EDITORIAL
Apresentação e publicação nos sites anunciantes das opiniões e divulgações dos blogueiros. Usa-se a rede de influencia para testar os produtos. Exemplos apresentados: 
  • NOKIA - Pela experiência de mais de 6 anos com blogs, Alexandre Ottoni e Deive Pazos já foram convidados duas vezes pela Nokia para realizar um trabalho editorial nos lançamentos dos celulares N95 e N95 8GB. Os dois foram responsáveis pelas pautas e atualizações dos blogs http://www.area95.com.br/ e http://www.semlimites.com.br/.
  • iG  - Jovem Nerd foi responsáveis pelas atualizações do blog de tecnologia do iG Shopping. O Objetivo era alavancar os acessos da ferramenta de comparação de preços do iG Shopping através de uma comunicação mais informal com os leitores.
  • Clube Social - Atualmente o perfil @jovemnerd no twitter está participando da campanha #inconfundível, aonde semanalmente dá dicas de sites, imagens ou vídeos inconfundíveis.
E é isso!
 

Jovem Nerd: Caso comentado

por Luana Salles

Todos os posts do site são comentados. Os mais diferenciados comentários. Os usuários sentem prazer em participar da construção do site. Existe um comprometimento em dar um feedback sobre o que é postado. Contudo, não vi, em nenhum dos comentáriose que eu analisei, a resposta dos blogueiros. Para registro, deixo algumas percepções da quantidade por post.

MÉDIA DE COMENTÁRIOSédia de comentários:


Nerdcast 281 – Superstições, mandingas e farofa 290
Nerdcast 280 – Steve Jobs – Stay hungry, stay foolish563
Nerdcast 279 – Altas confusões na Alta Idade Média 246
Nerdcast 278 – Profissão: Blogueiro 279
Nerdcast 277 – A batalha dos crossovers 2 323
Nerdcast 276 – Filhos do Éden e o Spohrverso 404
Nerdcast 274 – Gluglu Iéié, Porra! 493
Nerdcast 80 – A Batalha do Apocalipse188
Média de comentários348,25



E tem mais!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NerdStore: Compre caso queira algo

por Luana Salles

A febre foi tanta, que o blog Jovem Nerd tornou-se uma empresa.  A ramificação foi a NerdStore, um ecommerce do blog. Contudo, não saiu do mundo nerd e os produtos  giram em torno desse universo. Analisando ponto a ponto, a loja virtual ficou assim:

ESTRUTURA
A loja virtual usa o sistema Nixus, que permite personalizar o ecommerce. Menus laterais e o uso das cores, trazem a identificação com o blog Jovem Nerd.  Na coluna da esquerda, os produtos, a inscrição na newsletter e o sistema de buscas.

Já na coluna da esquerda, existem dados institucionais da NerdSotre, como informações sobre a empresa, dúvidas sobre como comprar na loja, cadastro, entre outras informações. Um canal de comunicação direta com o consumido, Fale Conosco. Formas de envio e de pagamento são informações encontradas nesta coluna.

No centro, os produtos são destacados com imagens.

PRODUTOS
Os blogueiros investiram no vício camiseta, que identifica os nerds. Além de camisetas, outros destaques são as canecas e  prometem investir na área de banho.

FORMAS DE PAGAMENTO
Necessário em todo ecommerce fornecer segurança e diversificadas formas de pagamento. Recebe praticamente todos os cartões de crédito. Exibem selo de segurança e informações sobre envio. Todas essas informações são importantes para estabelecer uma relação de confiança entre a loja e o consumidor.




E até mais!

NerdOffice: Videos que criam caso

por Luana Salles

Como se não bastasse o sucesso do nerdcast, os blogueiros do Jovem Nerd criaram também o NerdOffice. Mas o que é isso? Segundo eles, é um intervalo no trabalho para relaxar. São vídeos, produzidos pelos blogueiros para contar um caso, trocar uma ideia e tudo isso, como não poderia deixar de ser,  da maneira mais descontraída possível.

Para que vocês entendam melhor, vejam o vídeo do primeiro vídeo do NerdOffice com a explicação dos blogueiros para o novo serviço do site:



ESTRUTURA
A página fica na estrutura do site e segue seu layout. Não possui menu próprio. A busca é o sistema de busca do site. Não é fácil encontrar um vídeo que queira, pois eles ficam dispostos na página. Parecem seguir o pressuposto de que todos acompanham a atualização dos vídeos e não é necessário buscar os antigos.

TAMANHO DO VÍDEO
Os vídeos tem em torno de 20 a 30 minutos. Falam sobre os mais diversificados assuntos. O único objetivo é entreter.

PUBLICIDADE
Na imagem do vídeo, hospedado no YouTube, consta três links de propaganda. Propaganda própria do canal de hospedagem.

E tem mais!

Nerdcast: A Batalha do Apocalípse – O Caso

Por Luana Salles

O Nerdcast pode ser usado para inúmeros fins, mas os principais objetivos é o comércio e o entretenimento. No caso do nerdcast A Batalha do Apocalipse foi o comercial. Claro, que é possível notar uma boa dose de entretenimento, mas sobretudo o objetivo é vender.

BATALHA DO APOCALIPSE
A Batalha do Apocalipse é o nome do livro escrito por Eduardo Spohr. É uma literatura dirigida ao público nerd e traz em seu enredo batalhas épicas, conteúdo histórico, aborda o fantástico, possui personagens profundos e mitológicos, entre outras coisas. O que gerou um bom bate papo entre os autores do site e o autor do livro.

CARACTERÍSTICAS DO NERDCAST
O nerdcast A Batalha do Apocalipse lembra muito um programa produzido para rádio de entrevista e comentários. Eles abusam de uma trilha sonora peculiar ao tema e de conversas descontraídas. O principal é a aparente sinceridade e transparência dos apresentadores, autores do site. O que confere ao produto vendido, o livro, um caráter ainda mais intrigante.

PROMOÇÃO DE VENDA
Os autores falam abertamente que o podcast é um “jabá”, venda do livro. Usam da influência que já possuem com o público, para promover o produto. Para isso, imprimem seus comentários e acrescentam no decorrer do bate papo, que eles querem e desejam que outras pessoas tenham também o privilégio de ler o livro como eles para então poderem discutir juntos sobre as histórias do livro. Inclusive, já o inserem como pertencente á lista de seus  “Top 5”, cinco melhores livros, dos blogueiros do jovem Nerd.

INTERAÇÃO
No início, conversam sobre os emails recebidos, como é feito em programas de rádio e citam as pessoas. As citações são uma forma de interação do usuário, que passa a se conectar com o blog.

AUDIO DRAMAS
Os áudio dramas nada mais são que a narração de trechos do livro. Uma boa sacada para envolver o internauta na trama. Permite a imaginação e é uma espécie de degustação do livro, para “abrir o apetite”, despertar o desejo da leitura.

VENDA
Deixam claro, todas as formas de compra do produto. De forma direta e incisiva.

NERDCAST
 Apresenta-se como uma ótima ferramenta de promoção de venda. Atingindo seus objetivos de forma objetiva e com grandes pitadas de humor.





E tem mais!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nerdcast: Profissão Blogueiro – Um segundo caso

por Luana Salles

Completamente diferente do nerdcast A Batalha do Apocalipse, o nerdcast Profissão Blogueiro é muito mais informação que qualquer outra coisa. O que consigo destacar, é que os nerdcasts são completamente parecidos com programas de rádio.

Já ouviu o programa “Final de Expediente” que passa na CBN toda sexta-feira às 18 horas? Pois é, é praticamente o mesmo formato. Por ser rádio, tem o intervalo para propaganda, o que não temos no podcast do Jovem Nerd. O interessante, é que mesmo que não estejam falando algo que te interessa, a conversa prende a atenção. Como isso ocorre? A conversa descontraída.

Parece algo palpável, próximo a você.

BLOGUEIROS
A conversa tem como objetivo de desmistificar a profissão blogueiro. Então, foram chamados para a conversa, blogueiros que estão fazendo sucesso na área, o que dá muita credibilidade ao papo.
Apesar de conversas cheias de risadas, os assuntos desenvolvidos são relevantes.

PUBLICIDADE
Diferente do nerdcast A Batalha do Apocalipse, foi inserido no assunto, logo no começo do bate papo, a criação e o tamanho da Boo Box. Apesar de ser um anúncio publicitário, entrou no assunto como se fosse  parte da conversa. Ficou leve a propaganda e tornou-se relevante para podcast.

INTERAÇÃO
Não exatamente sobre os assuntos, os blogueiros comentaram os emails recebidos e os links e assuntos enviados por eles. Muito interessante, pois deixa os internautas atentos, os levam a acompanhar as atualizações para saber se foram comentados ou se apareceram no podcast.






E tem mais!

Nerdcast: Palavras nada ao acaso

Por Luana Salles

Afinal, o que é podcast? Simplificando, são uma série de arquivos de áudio transmitidos via internet, nos quais os autores falam sobre os mais variados assuntos. No caso dos site Jovem Nerd, os assuntos são invariavelmente assuntos nerds. Daí o nome: Nerdcast.

E é aqui que continuo com a análise do site, partindo sem medo para o mais renomado serviço oferecido pelo site: Nerdcast. A proposta do Nerdcast é fazer um bate pato informal entre os criadores do blog e convidados.

Filmes, quadrinhos, literatura e demais assuntos são os temas discutidos. A informalidade é o que torna o nerdcast genuíno, não há tempo para formalidades e procura adequadas de palavras. No nerdcast, os participantes falam o que pensam e como pensam. Rendem-se às bobagens e gargalhadas. Por este motivo, segundo a descrição do próprio site, o desafio é manter o foco.

ESTRUTURA DA PÁGINA: NERDCAST
Por tratar-se de um serviço do site, a página do Nerdcast continua com a mesma linguagem visual das demais páginas do Jovem Nerd. A diferença básica é apresentar na coluna da direita, o menu referente apenas ao Nerdcast.

Não é exatamente um menu e sim uma coluna com a apresentação da página. A definição do que vem a ser nerdcast, bem como seus métodos de arquivamente, acompanhamento por feed, participação do usuário e alguns dos diversos prêmios conquistados pelo site Jovem Nerd.

A estrutura conta ainda com o menu da direita, que podemos definir como menu principal. A publicidade no topo à esquerda continua, mas por possuir um cabeçalho completamente colorido, pode passar despercebida. Existe outra opção, o banner vertical, fica logo abaixo do menu da direita.

ARQUIVO
Como não sou usuária do blog, senti dificuldade de para achar os arquivos antigos. Os arquivos podem ser achados quando selecionamos as seguintes opções:
  • Escolha uma categoria (por temas / por participantes / por episódios)
  • Segundo e terceiro estágios: dependerão da seleção anterior.
FEED
O feed dá opções de acompanhar e ser atualizado dos podcast produzidos pela turma.

PARTICIPE
Acredito que este seja a principal atração para os nerds usuários, a participação nos podcasts produzidos. O que pode ser feito tanto por escrito (email), quanto por recado de voz (Google talk).

O principal atrativo dos blogs é o fato de serem interativos. A participação torna o usuário desenvolvedor e coautor dos podcasts, o que fideliza o usuário ao site.

POST
Em cada postagem, o site deixa uma breve apresentação do assunto, indicando também seus participantes. Além disso, aproveita para deixar links para outros serviços do site, como os novos vídeos produzidos pelos nerds, no Nerdoffice.

Apresentam ainda, opções de download em vários formatos de qualidade. Além de desatacar as participações do podcast com links.






E tem mais!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Jovem Nerd: Um caso de análise – parte 2

Por Luana Salles

O site não pára nos podcasts e videologs e não se encerra em um e-commerce: existe uma enorme variedade de serviços apresentados e admirados por seu grande número de fãs. NerdTour, Jovem Nerd News, Colunas e Fóruns são apenas alguns dos inúmeros serviços.

Em uma análise rápida e suscinta, passarei por cada um deles, apresentando o que é, o que tem de melhor e caso haja alguma, a falha do canal.

NERDTOUR
Com outra estrutura e novas cores, a página é destinada a compartilhar as férias dos blogueiros. No entanto, desatualizado e com páginas incompletas, a página depõe contra o trabalho bem acabado da dupla.

A ideia, interessante. A execução da ideia, falha!

ZONA DE SPOILERS
Página destinada à resenha dos filmes. A pedidos dos nerds, nome dados aos fãs seguidores, os blogueiros deixam suas opiniões sobre os filmes nerds do ano. O serviço é em vídeo e teve início em 2009. Contudo, não foi muito bem aceito, pois contam com apenas quatro posts, sendo que três deles foram publicados em 2009 e um único em 2010.

JOVEM NERD NEWS
Nessa páginas, os blogueiros trazem as principais notícias do interesse Nerd. Traillers de filmes, notícias sobre séries e assuntos intrigantes do mundo da internet. Espaço inteligente e atualizado, permite que o fã fique cada vez mais “viciado” no site, pois todas as informações de seu interesse estão ali, em um mesmo lugar e em poucos cliques.

JOVEM NERD HUMOR
O lugar é dedicado à risadas, em suas mais diversas provocações. Com versões resumidas de filmes nerds, em legendas nada usuais. Vídeo e fotos montagem dos filmes com sátiras com a cultura pop.

CONTOS
Os blogueiros podem divulgar seu trabalho de contos, com assuntos nerds, claro, com ilustrações. Ainda não tem muitos contos, contam apenas com dois contos em partes: Sintala e 1000 Olhos.

JOVEM NERD ESPECIAIS
A página traz informações sobre os blogueiros, com o casamento de um deles, participações em feiras, participações em TV, entrevistas entre outros.

São diversas páginas para atender a um público sedento por informação, acredito, que pela variedade de temas e modos de apresentação, o site tem conquistado seu lugar ao sol e dispensado o protetor solar.

E tem mais!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jovem Nerd: Um caso de análise - parte 01

Por: Luana Salles / Lígia Gomide

O site de humor premiado, Jovem Nerd, é foco de um trabalho de análise sobre os instrumentos utilizados para garantir seu sucesso. Em sua essência é um site de humor, que traz sátiras, notícias, resenhas sobre cinema, colunas que tratam de assuntos diversos.

O site é comandado por Alexandre Ottoni, o Jovem Nerd e por Azaghâl e tem como público alvo os jovens nerds. Seu principal produto, que lhe rendeu premiações, é o Nerdcast. Entre seus prêmios estão Best of the Blogs 2007, Prêmio Info 2008, VMB 2009 e Youpix 2011.

HOME
Hospedado no provedor IG, o site conta em sua estrutura inicial com menus laterais e posts ao centro. Além de cabeçalho e local para destaque do próprio blog.

CORES
A cor predominante do site é a preta. As caixas são em cinza/grafite. No entanto, os posts e áreas de leitura são em caixas brancas com letras escuras, o que facilita a leitura.

As áreas de anúncio e o topo do site é recheado com uma diversidade de cores, deixando o site carregado e opressivo. Não há como reter a atenção, confundindo o usuário. Apesar de possuir dois destaques em flash (anunciante e destaque do site) a movimentação não está agressiva e conflitante.

PUBLICIDADE
São três os espaços dedicados à publicidade, um espaço para banner retangular, alinhado à esquerda.  Outros dois espaços menores, localizados no menu esquerdo, o primeiro logo abaixo do Canal Nerdcast e outro inserido no espaço Jovem Nerd News.

Há, nesse momento, apenas dois anunciantes: Livraria Saraiva e Listerine. Mas sempre há variação nos seus anunciantes como HSBC, que criaram um ARG (alternate reality game) no blog  e a Coca Cola, na qual usaram o Nerdcast chamando seus ouvintes para criar um personagem contando seu dia-a-dia e assim formar um jogo desse personagem.

DESTAQUES
Em páginas da internet, o lugar de maior destaque é o superior esquerdo. No Jovem Nerd, este espaço é reservado para o anunciante, título do site e para o Nerdcast, principal produto do blog.

Ao centro, este um espaço destaque criado pelo blog para anunciar seus próprios produtos e notícias. No entanto, por seu excesso de cores, confunde-se com anúncios usuais, passando desapercebido. O local possui três temas e quatro áreas de destaque, são eles: Games (resenha sobre Portal 2); Nerdcast (Episódio #191 – Os santos pecados da Cruzada); NerdStore (Produto: Nerd Power Zombies); e NerdStore (Camiseta Protocolo Bluehand – que só é possível entender que se trata do produto, quando ao clicar somos remetidos a um texto explicativo).

COLUNA DA DIREITA
No menu da direita, estão os links e resumos dos seguintes serviços do site: Nerdcast; Jovem Nerd News; NerdStore; Colunas; e Especiais.

COLUNA DA ESQUERDA
No menu da esquerda está o menu principal do site, além do sistema de busca, Twitter (em tempo real) e endereço dos twitters dos participantes do blog; Festival de Legenda e o ranking com os blogs indicados pelo site Jovem Nerd.

COLUNA CENTRAL
Na coluna central está localizado os posts de todo o site, com a divulgação de seus mais diversificados serviços.







E tem mais!