domingo, 23 de outubro de 2011

Nerdbooks: uma pequena editora

por Lígia Gomide

A Nerdbooks foi um projeto da equipe do Jovem Nerd em 2009, que seria uma pequena editora que lançaria títulos para o mercado nerd a um preço acessível e dando espaço a jovens autores. O projeto chegou a ser citado em vários Nerdcasts, em que eles chamavam os seus fãs a mandarem histórias para futuras publicações. Apareceram também em várias matérias pela mídia, até mesmo pelo PEGN (Pequenas Empresas e Grandes Negócios).

A editora teve sua estreia com o livro "A Batalha do Apocalipse", de Eduardo Spohr, e em pouco tempo faturaram 220 mil reais. Um número baixo para uma grande editora, mas muito animadora para uma editora recém criada.


Porque não foi além? A ascensão do livro de Eduardo Spohr deu a ele a oportunidade de deixar seu livro nas mãos de grandes editoras, que dariam ao autor maior publicidade e visibilidade em lojas e em todo o Brasil. A Nerdbooks perderia seu principal trunfo e, pelo que fãs dizem, não houve remessas de títulos suficientemente boas para serem lançadas. Otoni e Pazos preferiram deixar a editora fechada por tempo indeterminado e seus fãs esperam que seja apenas uma fase que logo passará.